Ansiedade

O Brasil é considerado um dos países com maior índice de pessoas com ansiedade, mais de 18 milhões de brasileiros.
A ansiedade é a causa de 96% dos transtornos, com sintomas físicos e psicológicos.
Alguns exemplos são: insônia, onicofagia, tricotilomania, nervosismo, estresse constante, inquietude e impaciência, medos irracionais, fobias, entre outros.
A hipnose apresenta resultados positivos e expressivos sob os chamados nós emocionais e no controle dos gatilhos que resultam na ansiedade, devolvendo o equilíbrio, serenidade e autocontrole necessários ao bem estar e convívio diário.

Onicofagia

Quem sofre de dores agudas ou crônicas pode estar se beneficiando com a hipnose clínica.
A dor acaba causando restrições à vida do indivíduo, chegando a prejudicá-lo no trabalho, em família e privando-o de fazer aquilo que gosta.
Seja ela aguda ou crônica, cólicas menstruais, fibromialgias, oncológicas, o paciente pode se beneficiar com a hipnose, pois aprende a controlar a intensidade da dor, sentindo-se aliviado ou até mesmo deixar de senti-la.

Tricotilomania

A tricotilomania é a compulsão de puxar os cabelos, cílios e até as sobrancelhas, esse vício afeta cerca de 3% da população e atinge mais as mulheres.
Essa é uma compulsão que pode ser originária de uma desordem neurobiológica.
A hipnose tem sido um dos tratamentos bem-sucedidos para alguns doentes.

Dores

Aproximadamente 29% da população tem o hábito de roer as unhas, podendo ser a das mãos ou até mesmo dos pés, em alguns casos mais acentuados a pessoa acaba roendo a ponta dos dedos.

Muitas vezes essa patologia é proveniente de um estado emocional de ansiedade, estresse e nervosismo.

Medos e Fobias

Sentir medo é natural, e até fundamental para nossa sobrevivência. Mas quando o medo passa a gerar um excessivo estado de sofrimento, está indicando um problema mais grave: a Fobia, ocasionada por causas especificas como objetos, situações e/ou animais. Quando o fenômeno causador do medo é intangível e inespecífico, se produz o que conhecemos como Síndrome de Pânico. Essas patologias podem causar limitações e prejuízos no dia a dia, manifestando-se das seguintes formas: Medo de altura; Medo de dirigir; Medo de ambientes abertos ou fechados; Medo de voar; Medo de falar em público; Medo de escuro; Medo de perdas; Medo de agulha; Medo de água (mar, piscina, rio, etc); Medo de insetos e animais; Medo de sangue.

Insônia

A insônia é um problema que pode ter fundo emocional, não é considerada uma doença, sem sinal de alerta ou sintoma.
A vida moderna, o estresse e a agitação são algumas causas da insônia.
Essa dificuldade de iniciar o sono ou mantê-lo, priva o indivíduo de uma boa noite de sono ou até mesmo do sono reparador, podendo causar problemas sociais e profissionais.

Seja qual for o motivo, a hipnose é capaz de tratar as causas reais da insônia, elevando a qualidade do sono e melhorando a vida do paciente.

Disfunções Sexuais

Problemas com ejaculação precoce e impotência sexual atingem homens de todas as idades, e podem ter causas orgânicas, neste caso necessita de um acompanhamento médico, ou psicológicas.

Quando o problema tem fundo emocional, pode ter surgido a partir de um trauma. As mulheres também sofrem com as “travas” e muitas vezes decorrentes da educação que tiveram.
Com a hipnose clínica o profissional busca as causas emocionais no inconsciente do paciente, ou seja, o momento em que se instalou o problema, fazendo com que ele se liberte desse mal e volte a ter uma vida sexual saudável.

Emagrecimento e Distúrbios Alimentares

A obesidade vem crescendo a cada dia no Brasil, mesmo com tantas pessoas aderindo a atividades físicas e uma alimentação saudável, pois em alguns casos o problema pode ter fundo emocional.

No emagrecimento, a hipnose atua como uma ferramenta de controle da ansiedade, fazendo com que o paciente, associando-a com atividades físicas, reeducação alimentar e mudanças de hábitos, possa alcançar o resultado esperado. Nesse processo, a hipnose contribui com: Autodisciplina; Controle do apetite e saciedade; Reduz a compulsão de alimentos calóricos; Aumenta o prazer da prática de atividades físicas. Em casos de distúrbio alimentares, trabalhamos: Anorexia; Bulimia; Seleção de ingestão de alimentos.

Autoestima

Autoestima é o julgamento inconsciente que fazemos sobre nós mesmos.
O sentimento de baixa autoestima está associado a insegurança, alguns dos indicativos são complexo de inferioridade, dificuldade para se relacionar socialmente, medo de julgamentos e críticas, necessidade de reconhecimento e aprovação.
A hipnose clínica ajuda a reprogramar e repaginar a mente do paciente, fazendo com que ele passe a enxergar os fatos de um outro ângulo. Resgatando desta maneira sua autoconfiança, focando nos resultados e não no processo, devolvendo a ele a qualidade de vida de que necessita para interagir.

Alto Performance

Atualmente nos deparamos com uma gama enorme de livros de autoajuda, palestras motivacionais, treinamentos, coaching pessoal. E tudo isso porque aumentou a busca por conhecimento, como aprender uma nova língua, perder a timidez em público, aprender a aproveitar e empregar melhor o tempo, melhorar a concentração e memorização. Entretanto os resultados da auto performance nem sempre estão relacionadas com o conhecimento ou a motivação. Muitas vezes a limitação está relacionada com o estado emocional do indivíduo.
Com a ajuda da hipnose é possível acessar o subconsciente, buscar o foco do problema e trata-lo, reestruturando a vida do paciente.

Tabagismos e Dependência Química

Não é novidade que qualquer tipo de dependência química é prejudicial à saúde, e pode estar relacionada ao tabagismo, álcool, cocaína, maconha, crack, entre outros. Nem todas as pessoas que já usaram algum tipo de droga se tornem dependentes, isto está relacionado com fatores como a genética, físicos, sociais e ambientais.
O cigarro, por exemplo, causa a sensação de poder, desinibição, prazer e alívio do estresse, assim como ocorre com outras drogas, que estimulam o gatilho de recompensa no cérebro, levando a uma intensa sensação de prazer e culminando na dependência.

A hipnose clínica ajuda a combater essa necessidade agindo diretamente na causa emocional.

Jogos de Azar

Algumas pessoas tem o hábito de jogar como passatempo, entretanto a emoção encontrada em cada partida pode levar a uma compulsão, tornando-se uma questão de saúde, familiar e financeira. A compulsão por jogos é semelhante a outros vícios, como alcoolismo, tabagismo e outras drogas em geral.

Entretanto essa doença pode ser tratada e o paciente voltar a levar uma vida normal.

TOC

TOC é um transtorno mental que se caracteriza pela presença de obsessões, compulsões ou ambas.

Obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens indesejáveis e involuntárias que invadem a mente, causando ansiedade e desconforto, fazendo com que o indivíduo execute rituais ou compulsões, atos físicos ou mentais repetitivos.
Alguns exemplos são medo exagerado de contaminação, lavar as mãos, checar portas e janelas diversas vezes antes de sair, não passar por determinados lugares, fechar portas e gavetas de armários, entre outros.

O tratamento deve começar logo que o paciente seja diagnosticado. A hipnose é indicada para casos em que o transtorno não chega a atrapalhar a vida do paciente, prevenindo para que a doença não se agrave.